Temperatura controlada sem o ar-condicionado

Pesquisadores da Universidade do Colorado, em Boulder, desenvolveram uma película plástica capaz de controlar a temperatura ambiente, sendo uma alternativa ao ar condicionado.
Isso é possível por conta da capacidade do plástico de absorver o calor e não retê-lo. Além disso, ele também dissipa o calor do interior do ambiente, funcionando literalmente como um ar-condicionado, mas usando muito pouco ou nada de água e energia.
Apenas 10 a 20 metros quadrados do plástico já são suficientes para que ele comece a fazer efeito. Os pesquisadores afirmam que com 20 metros quadrados é possível manter a casa em 20ºC, mesmo quando a temperatura externa está em 37ºC. Ele também pode ser utilizado em usinas termelétricas, para reduzir o consumo de água usado no resfriamento das máquinas.
O plástico pode ganhar escala industrial para aplicação em residências e edifícios comerciais, o que reduzirá o uso do ar-condicionado. Esta opção também é sustentável, por poupar recursos naturais para o seu funcionamento e garantir uma temperatura controlada.
Os engenheiros pediram a patente da tecnologia, e nos resta aguardar para que ela esteja à disposição.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.