Benefícios invisíveis, porém importantíssimos

Já sabemos que o silêncio é muito benéfico para a saúde, além de ajudar muito na execução das nossas tarefas e permitir um descanso mais tranquilo. Isso é refletido em alguns aspectos da nossa saúde mental, conforme explicaremos abaixo:

– Melhora na memória, na emoção e na aprendizagem: duas horas por dia sob silêncio fazem desenvolver novas células no hipocampo, região do cérebro responsável por esses três fatores.

– Comportamento reflexivo e autoconhecimento: a falta de som auxilia no descanso cerebral, o que facilita na hora de assimilar informações internas e externas.

– Mais calma e tranquilidade: o excesso de ruídos provoca elevação nos níveis de hormônios do estresse, o que causa um esgotamento mais fácil. No entanto, o silêncio reduz esse nível, proporcionando uma vida mais calma e tranquila.

– Melhor desempenho: O ruído prejudica o desempenho nas tarefas cognitivas, afetando principalmente as crianças no período escolar. Fazer as atividades sob silêncio permite alcançar melhores resultados.

É extremamente importante que fiquemos em silêncio em parte do nosso dia, pois os benefícios proporcionados podem nos ajudar em diversas situações e atividades do cotidiano.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.