Necessidade de silêncio no coworking

Necessidade de silêncio no coworking

O ambiente de trabalho compartilhado é muito positivo para os trabalhadores que gostam de ter contato com outras pessoas e fazer networking. Entretanto, essa socialização não exclui a necessidade de silêncio no coworking.

O ideal é criar espaços tranquilos, que estimulem a criatividade, otimizando o trabalho daqueles que convivem nele. E estabelecer o silêncio no local é uma forma de conseguir isso.

Para entender melhor qual é o papel do silêncio no coworking, continue sua leitura!

Por que o silêncio é importante em um coworking? 

Em um ambiente muito movimentado e barulhento, manter o foco em suas atividades é mais difícil, o que compromete as entregas. Além disso, a exposição a ruídos contínuos, mesmo que baixos, gera problemas como dores de cabeça e estresse.

Por sua vez, a criação de ambientes silenciosos apresenta benefícios como:

Facilita a concentração

O silêncio no coworking reduz as distrações com barulhos externos, como tráfego intenso, movimentação de pessoas e obras. Assim, o trabalhador consegue focar melhor nas suas atividades. Além disso, o silêncio promove o relaxamento e estimula um estado mental mais tranquilo e favorável à concentração.

Colabora para o aumento da produtividade

Um trabalhador mais focado consegue desenvolver suas atividades e entregar mais, em menos tempo. O ambiente tranquilo também estimula a criatividade, de forma que ele consegue exprimir melhor seus pensamentos e encontrar soluções mais adequadas.

Ajuda na manutenção da saúde mental

Os ruídos provocam danos à saúde mental, como estresse, ansiedade, irritabilidade e distúrbios do sono. Por isso, ao reduzir os estímulos causados por eles, reduz-se também a sobrecarga sensorial. 

Considerando que os coworkers passam a maior parte ou muito tempo do seu dia no escritório, o ideal é que eles fiquem em um espaço silencioso, para reduzir o risco de desenvolverem problemas de saúde mental.

Oferece privacidade aos coworkers

Ao manter os níveis de ruídos mais baixos no ambiente, os trabalhadores conseguem focar em suas necessidades individuais. Com cada um se concentrando nas próprias atividades, cria-se um ambiente de trabalho mais harmonioso.

Necessidade de silêncio no coworking pch.vector freepik

Qual a necessidade de privacidade no espaço compartilhado?

Além de ser importante que os coworkers consigam suprir suas necessidades de trabalho, também é preciso que eles possam conversar e trocar informações entre si sem serem ouvidos.

Da mesma forma que os ruídos externos entram no ambiente, atrapalhando os trabalhadores, os ruídos internos também escapam e são escutados por quem está do lado de fora. Isso significa menos privacidade, por exemplo, para falar sobre assuntos sensíveis em reuniões.

Por isso, é importante que o coworking promova o silêncio em seu interior e também isole os barulhos exteriores. Assim, todos podem trabalhar mais focados e menos preocupados.

Como conseguir ambientes mais privativos e silenciosos?

A solução para garantir o silêncio no coworking é a instalação de portas e janelas acústicas, que são projetadas especificamente para bloquear ou reduzir a entrada de ruídos externos.

Além disso, elas também oferecem privacidade aos colaboradores, já que evitam que conversas e ruídos internos sejam escutados externamente. Portanto, elas asseguram um espaço reservado e tranquilo para quem está dentro do escritório.

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