Motirô Bar

A título de oferecer a vocês uma exemplificação da aplicação da acústica em bares, falaremos sobre o projeto do Motirô Bar, o qual a Atenua Som realizou em 2022.

Motirô é um bar badalado, que oferece boas músicas e drinks, mas situado em bairro residencial. Portanto, os barulhos provenientes do local agradavam a quem estava dentro dele, mas não tanto às pessoas que se encontravam no seu entorno.

Para solucionar este problema, mitigando o incômodo, o bar procurou pela Atenua Som, que deu início ao processo de adequação do espaço.

A partir da consultoria com foco acústica em bares, oferecida pela empresa, foi possível identificar que suas atividades geravam ruídos em 100 decibéis, sendo necessário alcançar Rw (índice de redução sonora) de 50 decibéis.

A Atenua Som encontrou dois principais desafios na execução do projeto:

  • O primeiro, garantir o alto desempenho.
  • O segundo, relacionado à configuração de material para instalação em estrutura metálica, que o bar já possuía, e que aguentavam carga determinada.

A solução para atender ambos os critérios foi utilizar tecnologia massa-mola-massa, com vidros de diferentes espessuras, e conseguir reproduzir esse processo em fábrica.

Essa reprodução, entretanto, que exigiu a realização de testes no laboratório da Atenua Som em cada um dos vidros e, depois, em todos eles em conjunto, já que os resultados divergiam daqueles informados pelo fabricante.

Este projeto é um caso de sucesso da Atenua Som, empresa que oferece projetos acústicos especiais, com foco nas necessidades de cada espaço. Entre em contato para mais informações!

Allianz Parque

O Allianz Parque é um dos mais modernos estádios de futebol do país, sendo palco de jogos, shows e eventos de nível nacional e internacional.

O problema

Com o retroffiting do estádio para uma arena multiuso, o ruído nos períodos noturnos tornou-se insuportável. Principalmente sendo palco de shows, devido aos altos custos envolvidos, obriga o locatário (empresa de eventos) a promover verdadeiros mutirões de montagem e desmontagem dos palcos, trabalhando 24h. Internamente na Arena, o ruído produzido pelo show e plateia atinge facilmente o nível sonoro de 107dB(A).

O cliente

A Universidade do Som foi contratada para resolver um problema de isolamento acústico em uma unidade habitacional de prédio residencial localizado a poucos metros do revestimento externo do estádio, onde havia ruído gerado pela montagem/desmontagem e shows, como pelas filas de espera no entorno do estádio.

A solução encontrada foi a troca radical de todas as esquadrias existentes por outras configuradas para maximizar o desempenho acústico. Na varanda, formada por piso, meia parede frontal e grades metálicas laterais, tais grades receberam um reforço por placas de vidros especiais para inibir a chegada de ondas sonoras produzidas pelos fãs e ruído local. Sob o piso da varanda superior, foi colocada material resiliente para absorver e minimizar a reflexão das ondas sonoras para a porta da sala.

Neojiba

Os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA) são exemplo inovador de política pública que alia, de forma pioneira na Bahia, as áreas da Cultura, da Educação e do Desenvolvimento Social. Em 2014 o NEOJIBA recebeu uma nova casa para a realização de seus ensaios e apresentações, um patrimônio tombado historicamente, onde foi a primeira bomba d’água do Brasil, localizado hoje no centro de Salvador.
Em parceria com a NAGATA Acoustics, realizou-se um desenvolvimento especial de isolamento acústico para esse projeto. O projeto consiste no estudo de diversas salas de ensaios e para uma sala de concerto projetada especialmente para apresentações da orquestra. Coube à Universidade do Som a realização do isolamento acústico do projeto.

O desafio

Devido ao local ser tombado historicamente pelo IPHAN não seria possível um tratamento acústico na estrutura da mesma, por isso foi exigido um projeto especial de esquadrias em arco de até 7m de altura. Com o objetivo de proporcionar um alto isolamento acústico para as salas de ensaio e de concerto foi exigido para as esquadrias um isolamento de 50 dB, onde algumas delas deveriam portar a passagem de grandes objetos bem como pianos de cauda e outros instrumentos musicais.

Leia mais no nosso blog:
https://www.atenuasom.com.br/atenua-som-participa-de-projeto-acustico-da-sede-do-neojiba-em-salvador-ba/