Hiperacusia: causas, sintomas e tratamentos

Hiperacusia: causas, sintomas e tratamentos

O que conhecemos popularmente por hiperacusia é uma condição que provoca sensibilidade sonora intensa, fazendo com que os sons em geral sejam muito incômodos.

Essa condição tem como causa uma disfunção do sistema nervoso central, que reduz a tolerância de uma pessoa aos sons, provocando grande incômodo ou mesmo dores físicas ao ouvi-los.

Não há sons que não afetem as pessoas portadoras dessa disfunção e mesmo os ruídos mais baixos podem causar efeitos negativos.

Continue acompanhando este artigo para saber mais detalhes sobre ela!

O que é hiperacusia?

A hiperacusia se caracteriza por uma condição que causa sensibilidade excessiva aos sons, mesmo que sejam baixos ou moderados. Além disso, pessoas portadoras dessa disfunção têm baixa tolerância a sons contínuos.

Quais são suas causas?

Há uma série de fatores que contribuem para o surgimento da hiperacusia. Entretanto, não há estudos que comprovem, exatamente, a forma como eles estão relacionados a ela.

Alguns deles são danos ao nervo auditivo, distúrbios cerebrais, alterações hormonais e a exposição demasiada ou repentina a sons muito altos. Também há possibilidade de manifestação da disfunção por ordem genética.

Quais são seus sintomas?

Além do incômodo acentuado com os sons e a possibilidade de sentir dores físicas diante de sua exposição a eles, as pessoas portadoras da hiperacusia manifestam outros sintomas físicos e psicológicos.

Alguns exemplos são dor de cabeça, tontura, zumbido nos ouvidos, enjoo, desmaios, comprometimento da concentração, irritabilidade, fadiga mental e, em alguns casos, perda auditiva.

A hiperacusia tem tratamento?

Primeiro, é preciso passar por um otorrino para avaliação e para confirmar o diagnóstico. Feito isso, faz-se testes para identificar quão grave é a intolerância da pessoa aos sons. 

Assim, o médico confirma o diagnóstico e estabelece o melhor tratamento para os sintomas, em cada caso. 

Se for possível, identifica-se a causa da hiperacusia para tratá-la, fazendo com que a disfunção melhore. Se não, faz-se um treinamento, com exposição gradativa aos sons incômodos, visando a redução da sensibilidade.

Como amenizar o desconforto que a hiperacusia causa? 

Para evitar que as pessoas portadoras de hiperacusia sofram desconforto extremo com ruídos, é possível adotar estratégias que reduzam sua exposição a eles.

Por exemplo, o uso de dispositivos que mascarem os sons incômodos, como ruído branco, músicas relaxantes ou fones de ouvido. 

Além disso, é possível criar ambientes onde os barulhos sejam minimizados, para reduzir a exposição desnecessária a estímulos sonoros.

Para alcançá-lo, existem diversos meios, como isolamentos acústicos, selagem e vedação do local, e o uso de portas e janelas anti ruídos, capazes de reduzir os ruídos do ambiente.

A Atenua Som oferece uma série de soluções e produtos capazes de melhorar a qualidade de vida de pessoas portadoras de hiperacusia.  Lembre-se de nos consultar diante de um projeto com este objetivo!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *