Desempenho acústico do espaço: adequações da NBR 15575

Desempenho acústico do espaço: adequações da NBR 15575

Seguir a regulamentação da construção civil brasileira para desempenho acústico se trata de garantir a qualidade do seu uso e o cumprimento da norma NBR 15575 (Norma de Desempenho), que vigora no Brasil desde 2023. E é sobre ela que falaremos neste artigo. 

Continue sua leitura e saiba como fazer adequações acústicas em projetos arquitetônicos!

Conforto acústico e a regulamentação na construção civil

O conforto acústico é pauta na nossa sociedade desde que as construções passaram a utilizar materiais menos espessos e mais leves. Isso porque materiais mais espessos e pesados, naturalmente, são melhores isolantes acústicos.

Dessa forma, as pessoas começaram a ter os problemas que vemos ainda hoje, especialmente em prédios e casas geminadas: sons que chegam da residência ou escritório até os vizinhos e sons do vizinho que se tornam audíveis.

Isso gera prejuízo na qualidade de vida de quem utiliza o ambiente e que tem que conviver com barulho de vozes, móveis se arrastando e outros ruídos. Por isso, o cumprimento da Norma de Desempenho é tão importante.

A Norma de Desempenho (NBR 15575) como referência

A NBR 15.575 trata, não apenas do desempenho acústico, como do térmico, da garantia e de outros aspectos, visando garantir a usabilidade dos imóveis.

Quanto ao desempenho acústico, ela visa garantir o isolamento de ruídos externos incômodos, causados por atividades comuns no dia a dia. 

A norma aborda a isolação acústica de paredes externas e entre ambientes, níveis de ruído permitidos na habitação e nível de ruído de impacto em coberturas acessíveis de uso coletivo.

Dessa forma, ela menciona adequações que são necessárias para criar um isolamento acústico eficiente, colaborando para o conforto ambiental.

NBR 15575 e o setor de portas e batentes

No que toca ao desempenho acústico no setor de portas e batentes, especialmente em se tratando das janelas e portas antirruídos, a NBR15575 estabelece requisitos mínimos para isolamento sonoro entre ambientes internos e externos. 

Além disso, ela define níveis mínimos de isolamento acústico, necessários às portas e janelas para que o ambiente interno seja livre de ruídos excessivos. 

Também é possível encontrar na Norma de Desempenho as classes de desempenho acústico, as quais essas janelas e portas precisam alcançar para garantir o isolamento sonoro do local.

E mais, dentre outras informações, é possível encontrar nela características de materiais e componentes que se pode utilizar em portas e janelas anti ruído, para assegurar os níveis de isolamento acústico adequados.

Soluções da Atenua Som para adequação ao desempenho acústico

Na Atenua Som, você encontra janelas e portas antirruído, ideais para realizar o isolamento em locais diversos, desde residências, passando por escritórios, ou mesmo em restaurantes e hotéis.

Utilizando nossos produtos é possível alcançar os padrões de desempenho acústico que a NBR 15575 recomenda e oferecer qualidade de vida a moradores, clientes e outras pessoas que convivem no local.

Além disso, é possível personalizá-los para adequá-los ao design e alcançar, além da sua funcionalidade, uma estética poderosa. Para conhecê-los, clique aqui!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *