Como bares e restaurantes podem evitar o incômodo da vizinhança?

Como bares e restaurantes podem evitar o incômodo da vizinhança?

Há pessoas que não gostam de morar perto de locais movimentados e há outras que gostam de morar em locais com opções de lazer noturno. Entretanto, os bares e restaurantes podem causar incômodo na vizinhança, mesmo este segundo grupo.

Isso porque, geralmente, o barulho local não incomoda apenas quem está dentro dele, se divertindo, ouvindo sua música ou opção de entretenimento. As pessoas à sua volta desejam focar em suas atividades.

Especialmente durante a noite, elas querem silêncio para dormir. Por isso, bares e restaurantes da região precisam tomar cuidado, para não serem alvo de reclamações constantes.

A seguir, conheça medidas possíveis para evitar o incômodo da vizinhança!

Controlando o volume da música 

É compreensível que o volume de músicas em bares e restaurantes seja mais alto, pois é preciso alcançar todos os clientes. No entanto, é importante que o estabelecimento encontre um equilíbrio entre o volume da música e a qualidade do som.

Quando o som é muito alto, pode ser difícil ouvir a voz dos outros, o que pode prejudicar a comunicação e a interação entre os clientes. Além disso, o som alto pode incomodar os vizinhos, causando problemas de convivência.

Por isso, é importante que os bares e restaurantes avaliem o volume da música periodicamente, de acordo com as necessidades do estabelecimento e do ambiente. Em alguns casos, pode ser necessário reduzir o volume, mesmo que isso signifique diminuir o alcance da música.

Preferindo entretenimento em horários que incomodam menos 

É comum que bares e restaurantes contratem músicos para tocar e atrair mais público. Não há necessidade, porém, de colocá-los para tocar tarde da noite, quando a maior parte das pessoas já está dormindo. É possível trocar o horário para o início da noite, por exemplo, agradando aos clientes sem desagradar à vizinhança.

Conversando com os vizinhos para entender suas demandas 

Se o estabelecimento é recente, vale conversar com os vizinhos para identificar problemas, antes de começar a funcionar. Conforme o feedback recebido, é possível fazer ajustes para iniciar a operação sem problemas. 

Instalando isolamentos acústicos 

Outra opção para evitar incômodo na vizinhança é investir em isolamentos acústicos eficientes. Assim, reduz-se a propagação do som para além dos limites do estabelecimento, de forma que músicas altas ou outros tipos de entretenimento apenas sejam ouvidos pelos clientes. 

É possível usar materiais isolantes nos pisos, paredes e teto, além de materiais de absorção nas superfícies, que irão diminuir a reverberação, promovendo uma distribuição melhor do som no ambiente, tornando-o mais agradável para quem está dentro.

Instalando portas e janelas antirruído

Por fim, é possível instalar portas e janelas antirruído, para evitar vazamentos sonoros pelos vãos das paredes. Isso porque, assim como elas isolam os sons externos, elas bloqueiam a saída dos sons internos, contendo-os dentro do estabelecimento.

Implementar essas medidas demonstra responsabilidade social do estabelecimento e respeito para com a comunidade local. Portanto, é uma forma de estabelecer uma convivência pacífica, evitando o incômodo da vizinhança.

A instalação de portas e janelas antirruído deve considerar a qualidade dos materiais e da instalação, para que elas de fato funcionem. Por isso, na hora de escolher o fornecedor para seu projeto, conheça os produtos da Atenua Som

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *