Qual a diferença entre reverberação, reflexão e absorção?

Qual a diferença entre reverberação, reflexão e absorção?

Reverberação, reflexão e absorção são termos importantes quando o assunto é criar um ambiente com a melhor acústica possível. E, apesar de parecerem entre si, cada um desses fenômenos é único.

Por isso, para construir um local com um bom isolamento de ruídos é interessante saber como eles funcionam, para saber como aplicá-los da melhor forma possível.

Continue este artigo para saber mais sobre eles e sua influência nas obras.

Origem dos fenômenos

Antes de entender sobre esses conceitos, é importante saber qual a origem deles. Esses três fenômenos fazem parte do estudo de ondas mecânicas, dentro da física. Logo, a explicação deles usa conceitos da física. Contudo, as explicações serão simplificadas para garantir o melhor entendimento do assunto!

Absorção

A absorção é o fenômeno físico que representa a capacidade do material de absorver ondas sonoras emitidas pela fonte primária. Ou seja, ela representa a porção das ondas que não foi refletida de volta para a fonte do som.

Essa característica é importante para que os diversos sons, em um ambiente, consigam coexistir. 

Por exemplo, em um local de trabalho que possui uma máquina funcionando, este ruído pode refletir nas paredes próximas e “amplificar” o ruído da máquina, atrapalhando a comunicação entre os funcionários. 

Com materiais absorvedores colocados nas paredes próximas à máquina, a absorção faz com que parte desse som seja absorvido pelo material. Dessa forma, ele não é refletido de volta para o ambiente, permitindo uma comunicação mais fácil.

Reflexão

A reflexão é o fenômeno responsável pelo isolamento acústico de um ambiente. Isso porque ele reflete a maior parte do som para a sua fonte de origem. 

Ou seja, um som emitido do lado de fora de um ambiente, encontra um material com alta capacidade de reflexão e é, praticamente, todo devolvido para a fonte. Portanto, ele não consegue atingir o interior.

O mesmo vale para sons emitidos dentro desse ambiente, que não alcançaram o ambiente externo. Dessa forma, ele fica isolado sonoramente. 

Reverberação

Por último, existe o fenômeno da reverberação. Para quem está dentro de um ambiente com materiais que geram reflexão. Por exemplo uma parede ou piso duro (como piso frio ou madeira), o som é amplificado, por conta das reflexões nesses materiais. Um ambiente muito reverberante pode ser bem desconfortável. 

Ele parece com o fenômeno do eco, quando o som emitido é repetido. A diferença consiste no fato do eco possuir um tempo maior entre a emissão primária de som e o som emitido pelo eco. Enquanto o eco é superior a 0,1 segundo, a reverberação é inferior a esse tempo.

Além disso, o eco é proveniente de uma única reflexão do som, já a reverberação ocorre devido a várias reflexões. Por isso, o efeito da reverberação é mais de um som prolongado e não da repetição dele.

Assim, o fenômeno da reverberação também atrapalha a acústica do ambiente.

Portanto, para que um ambiente possua uma acústica adequada, isolando barulhos e tendo o melhor aproveitamento dos sons dentro do espaço, é preciso tratar esses três fenômenos com assertividade.

Para construir um ambiente o melhor proveito da reverberação, reflexão e absorção, adquira os produtos da Atenua Som!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *