, ,

2020 Ano Internacional do Som

O Ano Internacional do Som vai acontecer em 2020 e será uma iniciativa global para promover o desenvolvimento e a colaboração internacional em todos os campos da acústica, incluindo pesquisa, educação e padronização – destacando a importância de tecnologias sonoras e mostrar o impacto da poluição sonora para a sociedade.

Segundo a OMS, a poluição sonora ultrapassou a poluição da água, ocupando o segundo lugar no ranking das maiores causadoras de doenças, perdendo apenas para a poluição do ar.

O objetivo do Ano Internacional do Som  (IYS – International Year of Sound) – é produzir atividades coordenadas em várias partes do mundo com o objetivo de estimular a compreensão global do importante papel que o som desempenha em todos os aspectos de nossa sociedade moderna, mostrando que o controle do ruído deve ser avaliado em nosso cotidiano, locais de trabalho e na área ambiental.

As subdisciplinas incluem aeroacústica, áudio, processamento de sinais, acústica arquitetônica, bioacústica, eletroacústica, ruído ambiental, acústica musical, controle de ruído, audição e psicoacústica, acústica física, fala, ultrassom, som subaquático e vibração.

O som é uma parte essencial da comunicação entre os seres humanos – na forma de fala, como um som de aviso, e também na música e nos sons criativos.
No entanto, devemos estar atentos com o excesso de som, que se torna ruído e precisa ser controlado para garantir ambientes de vida e trabalho aceitáveis e seguros.

Serão diversas ações para celebrar o Ano Internacional do Som:
Acompanhe nossas mídias e compartilhe!

– Lançamento do livro do nosso diretor Edison Claro de Moraes, sobre acústica de esquadrias, leitura obrigatória para quem é do setor;

– A Universidade do Som vai abrir turmas durante todo o ano para visitação ao laboratório e às instalações onde são fabricados os produtos da Atenua Som para profissionais e estudantes de arquitetura.
Interessou? Clique aqui

– O evento Vidrosom terá uma edição Especial, que vai acontecer durante a FESQUA 2020 no dia 18 de setembro de 2020 no São Paulo Expo;

– Lançamento do Curso Online da Universidade do Som – Uma ótima alternativa para profissionais de todo o Brasil ficarem atualizados com as últimas tendências do setor;

– Como nos últimos anos, será realizada uma campanha mundial para comemorar o 25º Dia Internacional da Conscientização sobre Ruído (INAD). Em 2020 o evento será no dia 29 de abril;

– A Atenua Som está presente no 12º Congresso Iberoamericano de Acústica (FIA 2020)  que será realizado em Florianópolis, de 20 a 23 de setembro de 2020, juntamente com o XXIX Encontro da SOBRAC (Sociedade Brasileira de Acústica);

– O Inter-Noise 2020 (49º Congresso Internacional e Exposição sobre Engenharia de Controle de Ruído) será realizado em Seul/Coréia de 23 a 26 de agosto. A Atenua Som, como costume, irá visitar o congresso para se atualizar sobre estudos e soluções no que se refere à acústica e controle de ruídos pelo mundo.

2020 Ano Internacional do Som
Cerimônia de abertura – 31/01/2020
Local: ações mundiais

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *