Círculo traçado

Isolamento e Conforto Acústico, os Novos Requisitos para Hotéis

Em grandes cidades, o silêncio virou luxo. Para quem viaja, descansar bem é prioridade na hora de escolher um hotel.

Mais do que eventos ou cultura, dormir bem passou a ser parte essencial da experiência de hospedagem.

Neste stories, entenda por que o silêncio virou critério de qualidade nos hotéis e como a AtenuaSom pode ajudar nesse conforto.

A importância do silêncio em hotéis

Ruídos de corredores, trânsito ou de outros quartos comprometem a experiência de descanso em hotéis.

O que é extremamente prejudicial, pois é durante o sono que o corpo se regenera.

Além disso, ruídos prejudicam a memória, irritam e afetam o equilíbrio hormonal.

Como encontrar uma hotelaria silenciosa?

Na Europa, surgiu o selo "Quiet Room". O qual tem como objetivo tornar a experiência de hospedagem mais transparente para quem valoriza o conforto acústico.

Essa certificação pode ser obtida através de testes no local ou análise de plantas e materiais construtivos. E, os hotéis aprovados recebem um selo.

No entanto, no Brasil, o selo Quiet Room não é comum, mas há iniciativas locais que demonstram um interesse crescente pelo conforto acústico.

Ademais, apesar da ausência de uma certificação, algumas normas técnicas têm sido utilizadas como referência em projetos que visam o conforto acústico.

Entre elas estão as normas NBR 15575, NBR 10151 e NBR 10152. As quais são adaptadas para muitos projetos hoteleiros com foco em conforto acústico.

Como a AtenuaSom pode auxiliar hotelarias a garantirem o conforto acústico?

Em hotéis, as janelas são os principais canais de entrada de ruídos externos. E, as janelas antirruído da AtenuaSom, são feitas com materiais que bloqueiam sons incômodos com eficiência.

Além disso, as portas também são fontes comuns de ruído. Por isso, nossas portas são feitas com materiais de alta qualidade, fazendo com que o quarto vire um verdadeiro refúgio de silêncio para o hóspede.

Case de Sucesso: O Hotel Unique chamou a AtenuaSom para resolver problemas de isolamento acústico nos quartos. Inicialmente, pensava-se em trocar os vidros, mas o ruído vinha de frestas.

Dessa forma, a solução foi aplicar materiais de vedação ao redor das janelas. O isolamento subiu de 22 dB para 35 dB após o tratamento.

Case de Sucesso: O Hotel Marriott, exigiu alto desempenho acústico durante o processo de retrofit. Diversos fornecedores participaram do processo, e a AtenuaSom foi desafiada.

Dessa forma, a AtenuaSom ofereceu uma janela protótipo para avaliação prática, permitindo que o principal executivo da rede pernoitasse no quarto.

Após comparações, a solução da AtenuaSom foi escolhida. Pois, o desempenho superior proporcionou níveis de conforto comparáveis aos de hotéis internacionais.

Gostou do conteúdo?

Leia o post completo em: