Círculo traçado

Dia do Arquiteto: Entrevista com profissional sobre soluções acústicas

No dia 15 de dezembro celebramos o Dia do Arquiteto e Urbanista, data que valoriza profissionais que transformam necessidades humanas em espaços funcionais, confortáveis e estéticos.

A comemoração foi instituída pela Lei nº 13.627/2018 e reforça a relevância da arquitetura e do urbanismo para a sociedade brasileira.

Neste stories, você vai entender a importância do arquiteto, a origem da data e conferir uma entrevista exclusiva com a arquiteta Victoria Aguiar.

A arquitetura acompanha a humanidade desde os primeiros agrupamentos sociais e surgiu de uma necessidade básica: criar abrigo seguro e resistente.

Com o tempo, civilizações antigas deixaram legados que influenciam até hoje, e a arquitetura passou a incorporar aspectos culturais, ambientais, sociais e tecnológicos.

Atualmente, arquitetos enfrentam desafios como crescimento urbano desordenado, sustentabilidade e a necessidade de conciliar bem-estar com alta densidade populacional.

Nesse cenário, o arquiteto assume papel central na construção de cidades mais justas e equilibradas, planejando espaços funcionais e humanos.

POR QUE O DIA DO ARQUITETO É COMEMORADO EM 15 DE DEZEMBRO?

O Dia do Arquiteto e Urbanista foi oficializado pela Lei nº 13.627/2018, que incluiu 15 de dezembro no calendário oficial brasileiro.

A lei homenageia dois marcos importantes: o nascimento de Oscar Niemeyer e a criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR).

Oscar Niemeyer nasceu em 1907 e foi reconhecido mundialmente por sua contribuição à arquitetura moderna, com obras emblemáticas como os edifícios de Brasília.

O segundo marco é o CAU/BR, criado em 15 de dezembro de 2011, com a missão de regulamentar, orientar e fiscalizar o exercício profissional no Brasil.

A IMPORTÂNCIA DO ARQUITETO PARA A QUALIDADE DE VIDA NAS CIDADES

O arquiteto atua como mediador entre expectativas e limitações técnicas, estruturais e urbanísticas, buscando equilíbrio entre forma e função.

No urbanismo, arquitetos ajudam a criar cidades mais organizadas, com mobilidade, áreas verdes, infraestrutura adequada e espaços públicos de qualidade.

Em um mundo urbanizado e repleto de estímulos sonoros, conforto acústico deixou de ser diferencial e se tornou necessidade para o bem-estar.

Por isso, arquitetos buscam soluções que minimizem a entrada de ruídos e tornem os ambientes internos mais tranquilos e acolhedores.

A Atenua Som é referência em soluções acústicas e oferece janelas e portas com tecnologia avançada e desempenho comprovado para diversos tipos de obras.

E, devido a isso, apresentamos uma entrevista exclusiva com a arquiteta Victoria Aguiar sobre desafios e tendências em soluções acústicas.

Quais são os desafios comuns enfrentados por arquitetos em relação à poluição sonora e como as janelas e portas acústicas podem ajudar a superá-los?

Para ela, é essencial criar ambientes acolhedores que não sejam dominados pelo ruído externo e que favoreçam descanso, foco e bem-estar.

A solução envolve barreiras físicas, e portas e janelas acústicas se destacam por conectar interior e exterior filtrando os ruídos do lado de fora.

Victoria cita uma reforma em São Paulo, onde a cliente priorizava a qualidade do som nos dormitórios e no closet do primeiro pavimento.

Pode compartilhar um exemplo específico de um projeto?

Na sua experiência, como a escolha das janelas e portas acústicas afeta a estética e o design geral de um edifício?

A arquiteta destaca que portas são o primeiro contato do usuário com o ambiente e janelas compõem a fachada como parte do conjunto visual.

Ela destacou como a flexibilidade nas dimensões dos perfis e a diversidade de cores, ajudaram na composição e no acabamento no projeto que as utilizou.

Quais são os benefícios ao implementar janelas e portas da Atenua?

Como você vê a evolução das soluções acústicas na arquitetura, e quais são as tendências emergentes que podem influenciar futuros projetos?

Para ela, a tendência futura pode ser o avanço da sustentabilidade, com materiais de alto desempenho e impacto ecológico ainda mais consciente.

Invista em conforto termo acústico!